Vitor Pereira Jr
Contos, Crônicas e Versos
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
Meu Diário
14/10/2017 18h41
As epifanias de um escritor

Hoje, 14 de outubro, é aniversário da contista neozelandesa Katherine Mansfield (1888-1932). Em seus curtos 34 anos de vida, seus contos marcaram a literatura modernista, sendo de grande influência para nossa Clarice Lispector.

Seus textos, influenciados pelo realismo de Anton Tchekhov, nos contam sobre o vislumbre contemplativo da vida moderna, como se sabe, de dar inveja à sua amiga Virgínia Woolf. Denominado em inglês de “glimpses”, esse vislumbre, em que o protagonista experimenta uma epifania, é a marca da escritora em quase todos os seus contos, e, com a saúde fragilizada pela tuberculose, o tema da morte e da fragilidade da vida se torna recorrente em seus últimos escritos.

Um de seus contos mais famosos, “Bliss”, traduzido ora por “Felicidade”, ora por “Êxtase”, começa assim:

 

“Embora Bertha Young tivesse trinta anos, ela ainda tinha momentos como esse, quando queria correr em vez de andar, dar passinhos de dança subindo e descendo pela calçada, rolar um aro, jogar algo no ar e pegá-lo de novo, ou ficar quieta ainda e rir de – nada – de nada, simplesmente.

O que se pode fazer se você tem trinta e, virando a esquina da sua própria rua, você é arrebatado, de repente, por um sentimento de felicidade – felicidade absoluta! – Como se de repente você tivesse engolido um pedaço brilhante desse sol da tarde e ele queimasse em seu peito, enviando uma chuvinha de faíscas em cada partícula, até as pontas dos pés?

Ó, será que não existe uma maneira de expressar isso sem passar por ‘bêbado e descontrolado?’ Como é idiota a civilização! Para que termos um corpo se você tem que mantê-lo preso em uma caixa como um raro, raro violino?”.

 

E vocês, escritores e leitores? Que trechos levam seus personagens preferidos a uma epifania?


Publicado por Vitor Pereira Jr em 14/10/2017 às 18h41
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras