Vitor Pereira Jr
Contos, Crônicas e Versos
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
Meu Diário
12/11/2017 14h19
DICAS DE ESCRITA - Parte 2 - A MISSÃO DO ESCRITOR

Bem-vindos, caros visitantes!

Comecei a escrever aqui algumas dicas rápidas sobre como escrever boas narrativas. Na postagem anterior, tratei do LEITOR como o sujeito mais importante da escrita, por ele ser o destinatário de nossos textos. Vimos que o leitor busca textos com significado de vida, textos que transmitam uma verdade humana, textos que provoquem nossas emoções e nossa curiosidade.

Nesta segunda postagem, trataremos do ESCRITOR. Como vimos, a escrita é um processo de comunicação em que cada escritor é o remetente de uma mensagem, é o primeiro elemento da narrativa, é quem irá criar uma estória a ser comunicada ao mundo. E como uma estória alcança o leitor? O que desperta o interesse do leitor em conhecer essa estória? Qual a missão de um escritor?

 

Prenda o leitor logo de cara

Como visto na postagem anterior, ninguém tem tempo a perder. O leitor irá se certificar se irá dedicar seu tempo lendo uma estória por meio da primeira impressão. Começando pelo título. O escritor pode instigar o leitor por meio de um título que irá atrair a curiosidade pelo conteúdo a ser revelado. O título é uma isca pronta para ser fisgada, é um convite para a aventura que irá se seguir. E assim como o titulo da estória, assim deve ser o primeiro parágrafo, a primeira frase, as primeiras palavras. Elas devem causar aquele tipo de impacto que irá assegurar ao leitor de que o que virá pela frente será arrebatador. Prenda o leitor logo de cara. Inicie sua estória com uma frase impactante, forte, significativa, envolvente e inovadora, que irá convidar o leitor a embarcar na estória imperdível que você tem para contar.

 

Ganhe o leitor por nocaute

Foi o escritor argentino Julio Cortázar que deixou a célebre frase: “Em um combate travado entre um texto apaixonante e seu leitor, o romance sempre ganha por pontos, enquanto o conto deve ganhar por nocaute”. Em narrativas curtas como contos e crônicas, não há espaço para divagações fora do tema principal. As ideias devem ser concisas e atingir o leitor em cheio, como um soco no queixo. Sua missão é deixar o leitor arrebatado com seu texto. Mantenha o foco.

 

Presenteie o leitor com uma verdade humana

O leitor merece receber como presente um vislumbre significativo de uma verdade profundamente humana. O presente será melhor ainda se o leitor conseguir se identificar na estória, e o bom escritor consegue isso ao explorar nossa natureza humana, nossos dilemas, emoções, aflições e busca por sentido na vida. Que presente você quer dar a seus leitores?

 

Presenteie o leitor com uma estória inesquecível

Ok. Se você vai contar uma estória, encontre o melhor meio de se contar essa estória. Entretenha o leitor. Imagine perder o seu tempo lendo sobre um pescador que sai para pescar e volta. O que isso vale? Bem, se estivermos falando de “O velho e o mar”, de Ernest Hemingway, vale um prêmio Nobel de Literatura. Por isso, não importa sobre qual assunto você irá falar, mas em como você irá contar a estória. Como você irá contar sua estória deve ser uma experiência inesquecível.

 

Presenteie o leitor com um personagem inesquecível

Por fim, toda narrativa descreve uma ação. Basicamente, descreve-se um personagem ou personagens executando ações. O quanto seu leitor irá se identificar com o personagem? O que ele traz de tão diferente e encantador? Você sabe quem é Peter Pan, não sabe? E Sherlock Holmes, certo? E Hamlet? Você pode não ter lido todas as suas estórias, mas sabe quem eles são. São personagens inesquecíveis da literatura universal. Presenteie o leitor com um personagem inesquecível.

 

E com essas pequenas dicas, concluo esse segundo diário de bordo.

Na próxima postagem dessa série de dicas de escrita, trataremos das características do PERSONAGEM dentro de uma estória. Gostou dessa postagem? Comente, entre em contato. Vamos compartilhar nossas ideias.

Boas leituras, e até a próxima!


Publicado por Vitor Pereira Jr em 12/11/2017 às 14h19
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras