Vitor Pereira Jr
Contos, Crônicas e Versos
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
Meu Diário
12/04/2018 18h58
JOGADOR NÚMERO 1 - Tudo o que você merecia saber sobre os anos 1980

JOGADOR NÚMERO 1 (READY PLAYER ONE), de Ernest Cline, foi escrito em 2011, e só o li agora por causa do filme.

A trama se passa no futuro, mas se a narrativa cativa a geração nascida já na era da internet, o livro é, na verdade, uma viagem ao passado, uma grande e bem merecida homenagem para os anos 1980 e sua geração, a própria geração do escritor Ernest Cline, ele mesmo um nerd de carteirinha.

Para quem cresceu jogando Atari, RPG, lendo os gibis da Marvel, e assistindo os desenhos e filmes clássicos dos anos 1980, aqueles que passavam na Sessão da Tarde e hoje não passam mais, o livro é um prato cheio, e muito bem preparado, de referências. Às vezes é tanta referência nerd, é tanta nerdice dentro das referências nerds, que até quem é nerd não pegará todas as referências, e, como um bom nerd, irá parar a leitura para pesquisar sobre o assunto, e até, é claro, passará um tempo jogando novamente os velhos jogos de Atari.

Cline consegue nos dar saudade dos anos 1980, vontade de ser criança de novo e passar por tudo aquilo de novo. Cline colocou os anos 1980 em seu verdadeiro lugar no panteão da criação gráfica e sua influência cultural no cinema, nas músicas, e, claro, nos jogos.

JOGADOR NÚMERO 1 - Era tudo o que você merecia saber sobre os anos 1980. E para quem viveu lá, era tudo que merecia ser dito! Tenho dito.


Publicado por Vitor Pereira Jr em 12/04/2018 às 18h58
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras