Vitor Pereira Jr
Contos, Crônicas e Versos
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
Textos

Raizes etimológicas e derivações em Schroder
     O sobrenome alemão Schroder (escrito de formas variadas mundo afora) pode ser traduzido livremente por ALFAIATE, sendo formado pelas raízes SCHROD=talho, e ER=sufixo de profissão. Ao pé da letra: TALHADOR (de roupas, portanto, Alfaiate).
     Por sua vez, a raiz germânica SCHROD origina-se na raiz proto-indo-europeia SKE(R/N), vinda do sânscrito KRNATI, particípio KREY, cujo significado é o mesmo: talho, corte, sendo SKER o corte, o cortar, e SKEN o particípio cortado, separado, selecionado. Esta raiz é encontrada em muitas palavras anglo-saxônicas e em algumas palavras latinas, principalmente italianas, portanto só iremos encontrar esta raiz em palavras do idioma português quando sua raiz latina derivar da mesma raiz primitiva das palavras de raiz anglo-saxônica ou de alguma raiz italiana.
     O particípio SKEN, enquanto significado de algo cortado fora, serviu na anatomia para a palavra CUTES (a pele, o couro), da raiz CUT (de SKEN), que quer dizer: cortado fora. É que a palavra CUTES derivou do ato de se tirar o couro dos animais. Por sua vez, a raiz SKEN, do couro cortado fora passou a significar REVESTIMENTO (o couro cortado fora é o couro que cobre, que reveste o indivíduo). Assim temos, em inglês SKIN (pele, casca), SHOE (sapato: reveste o pé), SHELL (casco, concha), SKY (céu: cobre a terra), SHELTER (abrigo), SHIELD (escudo: protege).
     Sugerindo o sentido de COBERTURA, REVESTIMENTO, a raiz proto-indo-europeia SKER gerou CELA, CÉLULA e suas derivações. Por exemplo, o idioma português não se apoiou no latim DOMUS para originar moradia, mas sim de uma raiz italiana para cobertura, por isso temos do italiano CASCA, CASA, CASAR, CASSINO. E em português: ESCURO/OBSCURO (do latim SCURUS=coberto), ESGRIMA (do particípio italiano SCRIM= proteger) e ESCROTO (SKRE=tecido que reveste) vem do sentido de bolsa de pele que reveste.
     Do particípio sânscrito KREY, significando SEPARADO (separado dos demais), os gregos derivaram o particípio KRYPT, significando ESCONDIDO. E daí temos em português GRUTA, GROTESCO, CRIPTA, APÓCRIFO. De SEPARADO DOS DEMAIS, veio o significado de estar guardado, escondido dos demais, e então temos: SEGREDO, SECRETARIA, SEGREGAR.
     O particípio KREY enquanto SEPARADO DOS DEMAIS, também deu origem à separação de comportamento ou decisão, e aí temos: DISCERNIMENTO, CERNE, CRISE, CRIME.
     Da raiz proto-indo-europeia SKER significando cortar/corte derivaram as variantes em português: ESCORPIÃO (SCOR=ferir), SEÇÃO/SECÇÃO/SESSÃO, SETOR (SKE=divisão), CISÃO (SCI=corte) em Incisão, Cesariana, Precisão, Abscissa, Rescisão, ESCULPIR (SKE=talhar), ESQUIZOFRENIA (SKHIZ=divisão, mente dividida), ESQUISTOSSOMO(SE) (SKISTO=lapidado), ESCORIAR (SKE=esfolar, tirar a pele), ESCOTILHA (SKET=cortado), o sufixo -CIDA (SCHIDA=corte, ferimento) presente nos atos de ferimento mortal como vemos em HOMICIDA, PESTICIDA, BACTERICIDA etc.
     Da raiz SKER significando "cortar fora", inicialmente para peles e couros, e derivando palavras com o sentido de dividir, separar, cobrir etc, vieram as palavras cujo corte/talho foi aplicado no ato de escrever da antiguidade, primeiramente talhando-se a escrita em pedras, e posteriormente em papiros e papel. Assim, a própria palavra ESCRITA e seus derivados (Descrição, Inscrição, Prescrição, Transcrição etc) vêm de SCRIPTUM cuja raiz é SCRIP, que quer dizer TALHAR. Da raiz SCRIP surgiu seu particípio latino SCHIDA, portanto, PÁGINA TALHADA. Referentes à SCHIDA temos em inglês SHEET (folha de papel), SCROLL (manuscrito), SCRAP (1.recado curto, 2.pedacinho), SCHEDULE (agenda). Em português, além da própria palavra ESCRITA e seus derivados, sobrou a palavra CÉDULA (de SCHEDULA, diminutivo de SCHEDA, página). A palavra ESCROQUE (de ESCROW, documento financeiro, posteriormente usado de forma pejorativa) que significa aquele que se apodera de bens alheios de forma fraudulenta.
     A raiz SKER, prosseguindo o significado de "cortar fora", além de aplicado para peles e para papel, também foi aplicado a corte de comidas, corte de vestuários e a talho de minérios, no particípio SKRED. Por exemplo, SCROD é um filé de peixe, SHRED quer dizer retalhar em inglês, e SHREDDER é qualquer máquina que retalhe, como os trituradores de papel e os trituradores de metais, muito usados nos Estados Unidos (Obs.: No desenho animado Tartarugas Ninja, o apelido de seu vilão é SHREDDER, que recebeu a tradução no Brasil de Destruidor, quando o mais correto seria Triturador. SHRED é ainda usada como gíria para um estilo de guitarristas que visa o solo rápido e técnico, portanto, retalhando a guitarra).
     SCRED (talhado), como particípio de SKER (talhar), gerou as demais palavras afins. A palavra ESCÓRIA (SKRED=talhado) significa justamente os resíduos de metais trabalhados. A palavra ESCRUTAR (SKRED=resíduo) significa pesquisar em meio aos detalhes, aos resíduos. A palavra ESCRUTINAR (SKROT=separado) significa separar cédulas, contar papéis. A palavra ESCRÚPULO (SKRUP=talhado), vem do latim Scrupulus: pedrinhas talhadas de forma afiada. E a palavra ESCARPA (SCARPP=cortado), um acidente geográfico. A raíz SCARP também originou a palavra Scarpa (sapato em italiano) e Scarpino (chinelo em italiano), que originou o tipo de sapato feminino conhecido como SCARPIN.
     Por fim, SCHRED significando tecido talhado, recortado, que originou a profissão talhador, ou melhor, alfaiate, o SCHRODER, tornando-se sobrenome na Alemanha da Idade Média.
     Como visto, na mesma raiz-particípio de SKRED, em Schroder, temos em português: Escrutínio, Escrutar, Escroto, Escrita, Escória e Escrúpulo. E na mesma raiz primitiva de SKER em CUT temos: Corte, Curto, Escorpião, Cédula, Escroque, Cisão, Seção, Esquizofrenia, Esculpir, Cutes, Escudo, e Escuro, além de adotarmos a palavra Scrap na internet, e Scarpin, na moda, e o já conhecido Shorts no vestuário (short=curto=cortado). Todas essas palavras com a mesma raiz etimológica estudadas a partir do sobrenome Schroder.
Vitor Pereira Jr
Enviado por Vitor Pereira Jr em 07/08/2010
Alterado em 05/12/2012
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras